Amizades são forjadas, e se tornam a tábua de salvação para um futuro frutífero. Como a BBC diz, “Numa noite de verão de 1945, uma carruagem de crianças, algumas com menos de três anos de idade, estão em trânsito do aeroporto de Carlisle para o Calgarth Estate em Lake Windermere, Inglaterra. Eles são crianças sobreviventes e supostamente órfãos do Holocausto. Com apenas alguns bens escassos, eles não sabem o que os espera na Grã-Bretanha. Eles não falam inglês e, depois de passar muitos anos vivendo em campos de extermínio, estão profundamente traumatizados. ”
O drama é baseado em uma história verdadeira. No final da Segunda Guerra Mundial, “o governo britânico concedeu a 1.000 crianças o direito de vir ao Reino Unido. Trezentas dessas crianças foram levadas ao lago Windermere nos primeiros quatro meses para ter a oportunidade de se recuperar, cercadas pela natureza. ”
A responsabilidade de cuidar dessas crianças recai sobre Oscar Friedmann (interpretado por Thomas Kretschmann), que é um assistente social e psicanalista nascido na Alemanha. Mas o projeto para reabilitar essas crianças traumatizadas é um território totalmente desconhecido para Oscar e sua equipe.
The Windermere Children é escrito pelo roteirista indicado por Bafta, Simon Block, e dirigido por Michael Samuels, vencedor do Emmy internacional e vencedor do prêmio Bafta.