O Corvo Branco – Nureyev – Biografia de lendário bailarino russo Rudolf Nureyev, conhecido por quebrar grandes barreiras entre o balé clássico e o moderno, além de ter ajudado a transformar o papel do homem na dança.
The White Crow conta a história da lenda do balé Rudolf Nureyev e sua sensacional fuga para o ocidente no início dos anos 60, aos 23 anos, durante sua primeira turnê européia. A dança é representada como uma experiência transcendental de sucesso, de deixar para trás o passado e reinventar o futuro. Como a deserção de Billy Elliot de sua infância da classe trabalhadora, a fuga de Nureyev envolve crises de lealdade com a família e a comunidade. Estas lutas são, no entanto, um pouco enigmáticas e opacas com Rudolf, como retratado pelo astro ucraniano de balé e seu primeiro ator Oleg Ivenko. Ralph Fiennes dirige e faz o professor de dança e mentor de Nureyev, Alexander Pushkin.
David Hare adapta a biografia de Nureyev de Julie Kavanagh, esboçando habilmente sua vida passada através de flashbacks da infância e início da idade adulta como um jovem estudante tempestuoso em Leningrado. A ação do tempo presente ocorre em Paris, enquanto Nureyev e o Ocidente se emocionam até o osso. Nureyev encontra um aliado parisiense, Clara Saint (Adèle Exarchopoulos), a quem o filme promove quase o status de quase namorada, enquanto representa a identidade gay de Nureyev muito obliquamente em comparação com suas experiências diretas com Xenia.