O documentário “The Lost Leonardo” narra a história da “Salvator Mundi”, uma pintura adquirida por 1.175 dólares numa casa de leilão de New Orleans e que atraiu atenção internacional, quando uma restauradora alegou ser uma obra de Leonardo Da Vinci. Essa alegação e o debate sobre a veracidade daria início a uma subida astronômica no valor da pintura. Ao ser leiloada na casa de leilões Christie’s em 2017, foi vendida por 450 milhões de dólares, tornando-se a pintura mais valiosa já vendida. Com menos de vinte pinturas sobreviventes de Da Vinci, o valor de uma peça, até então desconhecida, seria incalculável. A história fica ainda mais interessante a partir daí, trazendo questões de poder e política mundial. Seguindo todo alvoroço, houve o circo da mídia em torno das misteriosas circunstâncias da venda. O documentário examina a questão de todos os ângulos, trazendo uma variedade de especialistas internacionais e testemunhas. Essa foi uma descoberta de uma obra-prima perdida ou um golpe feito progressivamente no mercado da arte? Tirando o véu das agendas ocultas dos homens mais ricos e das instituições de arte mais poderosas do mundo, “The Lost Leonardo” revela como interesses investidos no “Salvator Mundi” possuem tanto poder, a ponto de a verdade se tornar secundária.