Senke Nad Balkanom – Sol Negro – A cidade de Belgrado, no final dos anos 20, é uma encruzilhada onde os interesses de muitos países convergem, gerando um grande clima de tensão prestes a explodir por qualquer pequena faísca.
Durante um baile à fantasia da alta sociedade, uma pessoa é brutalmente assassinada.
O inspetor de polícia Andra ‘Tane’ Tanasijevic logo se dá conta de que uma série recente de assassinatos horripilantes com pessoas decapitadas está relacionada a uma importante relíquia religiosa, a Lança do Destino, a qual poderes místicos são atribuídos, que fora roubada da Igreja Ortodoxa de Belgrado.
Enquanto investiga os crimes, Tanasijevic também participa da busca pela relíquia, na esperança de ser capaz de impedir o sofrimento de inocentes retirando-a de sua cidade.
Tane recebe a ajuda de um jovem colega, Stanko Pletikosic, um dos primeiros graduados da Faculdade de Ciências Forenses Archibald Reiss de Belgrado, e também de aliados inesperados e hostis que percebem que o inspetor é imparcial e, portanto, uma ferramenta potencialmente útil para atingir seus planos nefastos.
Numa emaranhada teia de crimes podem estar envolvidas pessoas de todos os obscuros grupos de interesses dos Bálcãs da época: o Exército Branco de Wrangel, a polícia secreta da União Soviética (OGPU e NKVD), a Mão Negra, a IMRO (Organização Revolucionária Interna da Macedônia), comunistas iugoslavos, o submundo de Belgrado e a sociedade secreta Thule.