Dido Elizabeth Belle (Gugu Mbatha-Raw) é filha do capitão britânico John Lindsay (Matthew Goode) com uma escrava africana. Após a morte da mãe, Dido vai morar na Inglaterra com o tio, Lorde Mansfield (Tom Wilkinson), para ser criada como uma dama da aristocracia.
Mesmo enfrentando vários preconceitos durante a vida, ela vive feliz e protegida, ao lado de sua prima e melhor amiga Elizabeth Murray (Sarah Gadon).
Mas Belle começa a entender as dificuldades que o mundo guarda para alguém de sua cor quando passa a ser cortejada por Oliver Ashford (James Norton), percebendo o descontentamento de sua família e, mais ainda, quando toma conhecimento de um polêmico caso na corte presidido por seu tio: o caso do navio Zong, um verdadeiro massacre que resultou na morte de mais de cem escravos, cujos donos exigiam seguro, alegando que se tratava de “carga danificada”.
Belle começa então uma jornada em busca de sua identidade: por que durante toda a vida nunca esteve em pé de igualdade com os que compartilhavam de sua classe social e nem com os que compartilhavam a cor de sua pele?